jusbrasil.com.br
3 de Março de 2021

Mulheres e Direito

O empoderamento e seus reflexos para as mulheres na sociedade atual .

Bruna Padua, Bacharel em Direito
Publicado por Bruna Padua
há 2 anos


Cada vez mais mulheres lutam para conquistar seu espaço na sociedade e nas questões ligadas a igualdade de gênero .

Questões relacionadas a luta das mulheres são por exemplo a igualdade de gênero , na ocupação de cargos , salários e carga horária de forma igualitária ao homens , visto que pesquisas mostram que mulheres trabalham mais e recebem menos que o sexo oposto , além do mais ocupam uma porcentagem bem menor de cargos de chefia .

Outra luta das mulheres atualmente está relacionada a integridade e autonomia dos corpos , como por exemplo o direito ao aborto .

E partindo desta luta , surgiu o movimento político , cultural , sociológico , conhecido por feminismo que luta pelo direito equânimes .

Mulheres ligadas a esse movimento expõem sobre a necessidade do empoderamento feminino e da libertação dos padrões definidos pela sociedade de patriarcais .

Dentre os movimentos revolucionários e históricos , cito :

Manuscrito da obra de Mary Wollstonecraft , Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher.

Parada do Sufrágio Feminista em Nova York , 6 de maio de 1912 .

Progresso feminino em 1930 .

Passeata pelos direitos femininos em 1970 em Washington .

Shirley (1924-2005), defensora dos direitos da mulher . Em 1968, tornou-se a primeira afro-americana eleita para o Congresso dos Estados Unidos e a concorrer à nomeação democrata para a eleição presidencial .

Diante disso , o feminismo trouxe reflexos para a sociedade atual :

Mulheres ganhando empoderamento necessário para combater as opressões , rompendo com o estigma da rivalidade , desconstruindo papéis de submissão que a sociedade impõe .

Essa nova realidade reflete uma mudança de auto-percepção e de percepção social da posição da mulher. Ainda que contraditória, é moderna em muitos sentidos. Quanto aos ganhos no nível de legislação, que são ganhos e frustrações ao mesmo tempo, não deixam de ser relevantes .

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia continuar lendo